Conheça as fases da vida das borboletas

O ciclo de vida das borboletas consiste em quatro fases: ovo, lagarta, pupa e imago (Adulto). O ovo é posto em uma planta específica para cada espécie de borboleta. Depois de alguns dias, uma pequena lagarta sai de cada ovo e começa a se alimentar das folhas da mesma planta. 

Durante esta fase, elas alimentam‑se vorazmente e criam reservas alimentícias, que serão utilizadas em todo o processo de transformação (metamorfose). Em certo estágio, a lagarta está pronta para virar pupa (um estágio intermediário pelo qual passam os lepidópteros para se transformarem de lagarta em borboleta), então elas se fixam numa folha ou em outra superfície e preparam para se transformar em adultas.

Quando a pupa se rompe, a borboleta adulta permanece de cabeça para baixo até suas asas secarem e assim poder sair voando. A partir desta fase elas passam a se alimentar do néctar de flores ou de frutas, de acordo com cada espécie. Além de ainda ter um pouquinho da reserva que guardou quando era lagarta.

A fase adulta da borboleta pode durar de duas semanas a vários meses, dependendo da espécie. Algumas borboletas podem pesar apenas 0,3 gramas, enquanto outras chegam a pesar 3 gramas; alguns tipos de borboletas podem chegar a medir até 32 centímetros de uma ponta da asa até a outra.

São insetos muito importantes para a natureza, pois são polinizadores. Também podem ser indicadores da qualidade do meio‑ambiente, pois sua presença pode indicar que o ambiente está bem preservado.

espécie

 

 Nome científico: Ascia monuste

 

 Nome popular: Borboleta Brancão

Curiosidades: A espécie Ascia monuste é uma borboleta de coloração que varia do branco amarelado ao branco esverdeado. Na fase de lagarta se alimenta das folhas de couve. A ovoposição ocorre nas folhas de couve e das capuchinhas, quando adultas as borboletas se alimentam do néctar das flores. As preferidas são, os Cambarás e as Pentas lanceolata (Estrela-do-egito). São borboletas ativas durante o dia todo.

espécie

 

Nome científico: Caligo Illioneus

 

 

Nome Popular: Borboleta Olho de Coruja

 

Curiosidades: Essa espécie de borboleta tem esse nome de Olho de Coruja devido a aparência externa das asas, chamado mimetismo, que funciona para afastar predadores. O horário de atividade delas é crepuscular, ou seja, no cair da noite. Essa borboleta se alimenta de frutas.

espécie

 

Nome científico: Agraulis vanillae

 

 

Nome Popular:  Borboleta do maracujá – Pingo de Pata

 

Curiosidades: Os ovos da espécie Agraulis vanillae são colocados isoladamente e a folha do maracujá é o principal alimento das lagartas. A beleza das cores das asas chama a atenção. Possui a cor laranja com finos traços pretos com marrom e os marcantes traços prateados. 

De voo rápido essa borboleta é ativa na parte da manhã e durante a tarde. 

espécie

 

Nome científico: Dryas Iulia

 

 

Nome Popular: Borboleta Julia

 

Curiosidades: De coloração laranja com uma faixa amarronzada cruzando a parte superior das asas anteriores e outra bem menor, formando um triângulo agudo logo acima, a borboleta dessa espécie também é chamada popularmente como borboleta fogo no ar. Vista por baixo apresenta padrão de folha seca. Se alimenta de substâncias mineralizadas retiradas de pedras, do solo, de frutas, de animais como jacarés e de substâncias retiradas de flores como o Cambará. A ovoposição ocorre nas folhas do maracujá.  O horário de atividade dela é durante a manhã e à tarde.

espécie

Nome científico: Heraclides anchisiades

Nome Popular: Rosa-de-Luto

 

É uma borboleta que possui asas com envergadura entre 8 e 10 centímetros de coloração negra nas quatro asas. Apresentam manchas vermelhas ou róseas nas asas posteriores.
Suas lagartas se alimentam de diversas espécies e gêneros de plantas da família de gêneros Citrus.
Quando borboleta, esta espécie é avistada visitando flores, das quais se alimentam do néctar. Voam rápido e desordenado, chegando às vezes a grandes alturas.